A radiologia é imprescindível no combate ao coronavírus

Compartilhe:

Os desafios causados pela pandemia do novo coronavírus colocou em evidência a importância dos profissionais da saúde na linha de frente em defesa à sociedade. Neste contexto, a força de trabalho de diversas categorias profissionais é a ferramenta primordial no controle da doença.

Os auxiliares, técnicos e tecnólogos em radiologia exercem atividades essenciais para o diagnóstico e análise das complicações em razão da contaminação pelo vírus. Nesse sentido, o CRTR9, vem à público demonstrar seu total apoio à categoria, por sua relevância neste momento difícil, uma vez que as infecções podem evoluir para complicações no trato respiratório, com potencial alcance dos pulmões, e são os exames de imagem, em especial a tomografia computadorizada, fundamentais para acompanhar a evolução da doença e a gravidade das lesões.

É por meio da radiologia que é possível definir a melhor condução do tratamento, além do próprio diagnóstico quanto as outras doenças, como pneumonias virais e congêneres. A Presidente do CRTR9 considera que a pandemia já promoveu muitos ensinamentos e que um deles se mostrou evidente: investimento profundo na saúde pública e na valorização dos profissionais da saúde.

Para instruir a categoria no atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus, o Conselho Nacional de técnicos em radiologia – CONTER publicou uma cartilha (VEJA AQUI) com orientações.

O documento também contém informações sobre como proceder para denunciar a falta de equipamentos de proteção. O CRTR9 se encontra disponível para prestar todo o apoio que a categoria necessitar.

Compartilhe: