Visita ao Hospital Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia
Neste mês de fevereiro de 2014, o Conselho Regional de Tecnólogo, Técnicos e Auxiliares em Radiologia da 9ª Região GO/TO, visitou as instalações do Hospital Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia no setor da Radiologia, juntamente com a Gerente de Assistência Biopsicossocial do Complexo Prisional Sr.ª Renata Silva Batista.
A Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça (SAPEJUS) têm realizado diversas ações para garantir aos custodiados o acesso à saúde. Verificou que as instalações, em um futuro próximo, estarão em plena atividade para o cumprimento da portaria interministerial nº1777, de setembro de 2003, que instituiu o Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário.
A preocupação do CRTR é que seja oferecido um serviço de qualidade e mantido o número adequado de profissionais para atuarem no hospital.
Em outro momento, onde se reuniram o Presidente do CRTR TNR. Eduardo Vieira Lyra, a Diretora Secretaria TNR. Denise R. Galinari Scartezini e o Agente Fiscal Valdirceu Siqueira dos Santos, juntamente com Sr. Leandro Exequiel dos Santos – Gerente Regional Prisional Metropolitana e Sr. Marcos Vinícius Alves – Diretor Penitenciaria Coronel Odenir Guimaraes (POG) do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, foi esclarecido aos Diretores do Complexo que, manipular os equipamentos que utilizam radiação ionizante para escancear nas inspeções de segurança em presídios, aeroporto e órgãos públicos, é função exclusiva dos profissionais das Técnicas Radiológicas. São eles os profissionais habilitados e credenciados para executarem estas funções.
Durante a reunião foi acordado que o CRTR 9ª Região apresentará a devida legislação que estipula a obrigatoriedade de ser um profissional das Técnicas Radiológicas para operar o aparelho e sugestões com a ANVISA para a regularização da sala com o intuito de evitar possíveis irregularidades.
Clique e veja – Ofício da Agência Prisional de Aparecida
TNR. EDUARDO VIEIRA LYRA
Diretor Presidente – CRTR 9ª Região