Saia às ruas
Profissionais se articulam em todas as regiões do Brasil para realizar manifestações no dia 8 de novembro de 2013. CONTER apoia todas as ações em defesa dos interesses coletivos
Já dizia a canção de Geraldo Vandré: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. A máxima faz mais sentido do que nunca para milhares de profissionais das técnicas radiológicas que, unidos pelo mesmo ideal, vão organizar manifestações pacíficas em diversas regiões do país no dia 8 de novembro de 2013, data em que se celebra o Dia Nacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas.
Muitos não têm nada a comemorar. Estão desempregados ou são explorados pelo estado ou empresas privadas. Portanto, chegou a hora de dar um basta, de gritar, de verbalizar tudo o que está engasgado. Foi-se o tempo em que se abaixava a cabeça diante de tantos problemas.
A pauta de reivindicações é diversa, cada região tem suas particularidades. Mas os profissionais exigem, principalmente, o cumprimento do piso salarial, pagamento do adicional por insalubridade em grau máximo (40%) e respeito à carga horária máxima de 24 horas por semana.
Segundo a presidenta do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) Valdelice Teodoro, todos esses direitos sociais já são previstos em lei, contudo, ainda são negados à maioria dos trabalhadores. “Lamentavelmente, o governo federal, a maioria dos governos estaduais e, principalmente, as prefeituras mantêm profissionais das técnicas radiológicas trabalhando 44 horas por semana, sem direito ao adicional por insalubridade. Não é diferente no setor privado. Nós lutamos contra isso e, quando necessário, judicializamos essas causas. Contudo, a justiça é morosa e os trabalhadores sofrem na pele essas irregularidades, que se perpetuam. Chegou a hora de lutar nas ruas e estou muito feliz de ver as pessoas envolvidas”, pontua.
Veja a agenda das manifestações (se faltar alguma, por favor, nos informem pelo e-mail [email protected]):
ESPÍRITO SANTO
Concentração: Palácio do Governador, em Vitória/ES
Horário: 14 horas
SÃO PAULO
Concentração: Museu de Arte de SP (Masp)
Horário: 16 horas
PARAÍBA
Concentração: Praça em frente aos Damas – Centro de Campina Grande/PB
Horário: 9 horas
RIO DE JANEIRO
Concentração: Cinelândia
Horário: 10 horas
PARÁ
Concentração: Mercado de São Bráz
Horário: 8 horas
CEARÁ
Concentração: Em frente à Assembleia Legislativa
Horário: 9h30
Outro ponto importante que será destacado pelos manifestantes é o descumprimento da Portaria ANVISA n.º 453/98 e da NR32, que tratam dos requisitos de segurança para os profissionais que trabalham expostos à radiação. Milhares de profissionais são obrigados a trabalhar sem o uso de EPIs, sem dosímetro, sem nada. Vivem a própria sorte, rezando para que nada aconteça. Uma situação insustentável, que precisa ser revertida. A legislação é clara e precisa ser cumprida.
Os organizadores dos atos públicos continuam articulando pessoas para realizar manifestações em mais estados. Se você tiver interesse em participar, clique aqui e se informe como fazer.
“Há quem tenha medo que o medo acabe. Portando, vamos enterrar toda forma de inexpressão. É muito importante dar visibilidade a essas inquietações. Peço que todos os participantes tirem fotos e compartilhem nas nossas redes sociais. Vamos mostrar quem somos e o que queremos”, finaliza a presidenta do CONTER Valdelice Teodoro.
Fonte: www.conter.gov.br