Rx nos Portos
No Espírito Santo, fiscalização denuncia exercício ilegal da profissão no Porto de Vila Velha
O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Espírito Santo (CRTR 13ª Região) realizou a primeira fiscalização no Porto de Vila Velha, onde foram instalados dois escâneres de inspeção. A visita inaugura uma nova fase do trabalho do Regional, que pretende garantir presença em todos os estabelecimentos onde ocorra a aplicação da radiação ionizante, independente da finalidade.
De acordo com o fiscal Josiel de Oliveira, há profissionais das técnicas radiológicas trabalhando no local, mas existem irregularidades flagrantes. “Não tem supervisor técnico. A jornada é de 12 horas de trabalho por 36 de descanso, então, supera o limite de 24 horas semanais. Há um Tecnólogo e quatro Técnicos em Radiologia na operação do equipamento, mas tem também sete funcionários sem habilitação exercendo a profissão ilegalmente. Todos recebem salários abaixo do piso, sem direito a adicional por insalubridade”, relata.
De acordo com o presidente do CRTR/ES, Marcos Valério Neppel, a equipe de fiscalização notificou e autuou a empresa responsável por todas as irregularidades. Além disso, fez as recomendações necessárias para regularizar a situação. “Registramos boletim de ocorrência sobre os sete casos de exercício ilegal da profissão. A partir de agora, vamos acompanhar a situação e cobrar a correta aplicação das normas. Não é possível admitir que trabalhadores sejam expostos à radiação ionizante mais que o recomendado, por salários muito abaixo do que determina a lei. Mais importante, não é admissível o exercício ilegal da profissão, já que nosso estado tem boa oferta mão-de-obra qualificada”, garante.
Fonte: www.conter.gov.br