E a carteira profissional cadê!?
A emissão das novas carteiras profissionais – CIPs, procedimento que foi uma ótima novidade para a categoria em 2021, transcorreu com entregas diversas e fluxo de funcionamento estabilizado, depois de vários problemas sanados entre as empresas que cuidam do referido processo.
Ainda em 2021, com a descontinuidade contratual de uma das empresas envolvidas, vários Regionais tiveram o fluxo de funcionamento interrompido e entre esses está o CRTR9.
Após mais de seis meses de trabalho, o CONTER – Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, através de Processo Licitatório, finalmente disponibilizou novo sistema de gestão o qual iniciará em breve as tratativas de sincronização sistêmica com a empresa emissora das CIPs.
Esse panorama significa que as emissões de CIPs ainda permanecem paradas em alguns Regionais e que a perspectiva de retomadas é para o segundo semestre de 2022.
A atual Presidente interventora do CRTR9 e Coordenadora do Projeto CIPS – TR. Elizabete Jorge da Mata Xavier tem trabalhado para agilizar os trâmite e se expressou confiante no cumprimento do prazo e até mesmo conseguir alguma antecipação: “as duas empresas, a emissora das carteiras e o novo sistema de gestão contratado, se mostraram bem confiantes na agilidade técnica para retomadas da produção de carteiras nos Regionais afetados” – disse.
Conselhos com contratos independentes
Existem Regionais dentro do Sistema CONTER/CRTRs que possuem contratos particulares com empresas fornecedoras de Sistema de Gestão, estes Conselhos possuem particularidades no Projeto CIPs, pois a relação Conselho/CIP/Sistema é específica destes Regionais, de modo que estes trabalham com sua própria realidade.
Ao todo são três sistemas de gestão, sendo dois sistemas fruto de contratos independentes inteiramente de responsabilidade dos respectivos Regionais que o firmaram, e o sistema que é o padrão fornecido pelo Conselho Nacional.