A palavra da Presidente
Em 2019 ingressei em um desafio enorme como Presidente, momento o qual me foi dada a confiança e o prestígio para liderar um Conselho profissional importante, Conselho este dotado de poderes e obrigações ímpares no campo da saúde.
Imaginava alí estar entrando em um campo complexo de administração, contabilidade e situações jurídicas diversas que seriam difíceis de lidar e solucionar, bem como desafiadoras questões diárias voltadas especificamente para o exercício profissional da radiologia.
O que não imaginava era a imensa dimensão de oportunidades de melhorias que estavam alí, bem no meio dos problemas do cotidiano, seja na parte interna do Conselho, seja no dia-a-dia dos profissionais em seus plantões, seja durante o andamento dos respectivos cursos de técnico ou tecnólogo em radiologia nas escolas e faculdades.
Oportunidades. Você as vê, você tem duas escolhas: fazer acontecer, ou, imaginar o que aconteceria.
Dois anos se passaram. Foi em um piscar de olhos. Mas quando olho pra trás, vejo que muitas melhorias já se consolidaram. E ainda vejo oportunidades, pois ainda vejo problemas pra solucionar.
Sei que temos incomodado muitos poderosos, muitos acomodados, muitos mal acostumados, muitos. Esse é o sinal que estamos fazendo certo, e não cessaremos esforços em continuidade ao trabalho.
Ao longo dos trabalhos itinerantes verifiquei a dura realidade dos colegas da radiologia, condições estruturais ruins para o trabalho, falta de equipamentos de proteção e dosimetria. Falta de respeito.
E aos gestores públicos responsáveis, por que não dizer irresponsáveis, por esta depredação da radiologia, lhes digo: este Conselho não descansará em busca do correto, doa em quem doer. Não tenho compromisso com Governador, Prefeito ou seja lá quem for, o respeito pelo que é o nosso de direito passa por um local de trabalho digno, passa por ter estrutura, passa pela carga horária prevista em Lei.
Convoco toda a classe e a quem mais interessar e sensibilizar: vamos valorizar a Radiologia, os olhos da medicina! #valorizearadiologia
Elizabete Jorge da Mata Xavier,
Presidente do CRTR9