Luta profissional
O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia 9ª Região protocolizou judicialmente nesta Sexta-feira, dia 13 de Novembro de 2015, 03 (três) Mandados de Segurança, dois no Estado de Goiás e um no Estado do Tocantins, acerca de concursos públicos. Estes concursos apresentavam carga horária de trabalho e/ou remuneração em desacordo com o estabelecido pela legislação para o cargo de Tecnólogo/Técnico em Radiologia.
Este é mais um feito do CRTR 9ª Região contra concursos públicos que desrespeitam o piso salarial, o adicional de insalubridade ou extrapolam a determinação da carga horária de trabalho. Estamos sempre atentos aos concursos abertos no âmbito de nossa jurisdição, para que o nosso atuar seja sempre de prontidão, em defesa da classe, em obediência ao que determina a legislação e ao cumprimento de nosso dever combatendo quaisquer irregularidades.
As unidades de saúde já expõe o trabalhador a enumeras situações de risco, de contaminação, de dificuldades para exercer sua função ao prestar de serviços radiológicos, conforme pode se ver nesta fotografia, tirada de um aparelho de Tomografia Computadoriza com sangue e secreções de um paciente. Deste modo, diante de situações como estas e outras, estar trabalhando com remuneração adequada e carga horária correta é o mínimo que deve ocorrer. Este Conselho luta para que os concursos públicos se adequem por determinação judicial, e para que as unidades de saúde que contratam de outra forma, também estejam regulares, caso contrário, também buscaremos providências junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, tudo com a finalidade única de que os profissionais da nossa categoria não sejam lesados em seus direitos já garantidos pelo legislador, sendo beneficiados e representados por meio das ações do seu Conselho profissional.
CRTR 9ª REGIÃO – GOIÁS E TOCANTINS