Formação de qualidade
CONTER promove encontro com coordenadores dos cursos superiores de Radiologia em Brasília para discutir diretrizes, currículo escolar e a melhoria da qualidade do ensino
No próximo dia 15 de julho, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) promove o I Encontro dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Radiologia. O evento acontece a partir das 8 horas, no Hotel Carlton, e deve contar com a presença de aproximadamente de cem pessoas, entre autoridades, coordenadores de cursos, pesquisadores e imprensa.
A temática do encontro é “A construção da qualidade dos cursos superiores de Radiologia”. De acordo com a presidenta do CONTER, Valdelice Teodoro, o evento será realizado para contribuir na elaboração de novas diretrizes, que norteiem a formação novos profissionais e melhore a disposição dos tecnólogos dentro do mercado de trabalho.
A profissão de Tecnólogo em Radiologia já é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) dentro da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Entretanto, até hoje, não existe uma lei que regulamente a função e estabeleça os direitos e deveres desses trabalhadores. Essa situação é muito grave para a categoria, afinal, não existem definições claras sobre as áreas que os profissionais podem atuar, que carga horária devem cumprir, que remuneração merecem receber, entre outras questões.
Segundo Valdelice Teodoro, em face dessa realidade, os cursos tecnológicos estão se deteriorando. “Hoje, a grande maioria das instituições que oferecem cursos tecnológicos na área da saúde não se preocupam como deveriam com a formação dos profissionais das técnicas radiológicas. A Radiologia é uma área muito complexa e temos que rediscutir o currículo escolar. Estou muito preocupada com a formação dos novos profissionais, que não se ocupa de temas específicos e necessários”, afirma a presidenta.
O CONTER concentra esforços para melhorar o reconhecimento desses profissionais perante à sociedade e o governo. Contudo, isso passa pelo reconhecimento da categoria de que os campos de atuação são vastos e dinâmicos e o mercado de trabalho exige conhecimentos aprofundados e competências ampliadas no campo das ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, com foco na formação profissional e nítido vínculo com a prática.
O Tecnólogo em Radiologia surgiu para suprir as necessidades do mercado que busca um profissional multidisciplinar, formado em consonância com as rápidas transformações que ocorrem, em função do avanço das novas tecnologias, para atender à diversificação e complexidade do mundo do trabalho.
“Os conhecimentos adquiridos devem propiciar o desenvolvimento de competências profissionais fundamentadas na ciência, tecnologia e na ética, com vistas ao desempenho profissional responsável, consciente e crítico, não podendo ser negligenciada a existência de uma biblioteca, incluindo acervo específico e atualizado, bem como laboratório de processamento e análise de imagens. Isso é obrigação das instituições de ensino e queremos que os coordenadores assumam o compromisso de lutar por isso”, frisa Valdelice Teodoro.
Vale lembra que área de atuação dos Tecnólogos em Radiologia vai além do convencional. É um campo científico extenso e que abrange os mais diversos segmentos do mercado como: hospitais; clínicas; indústria; empresas fabricantes e distribuidoras de equipamento médico-hospitalar e de proteção radiológica; radiologia veterinária, industrial e odontológica; em empresas dos setores metalúrgico e alimentício; na irradiação de alimentos; área acadêmica e de pesquisa em medicina nuclear e também está habilitado a trabalhar em áreas de gerenciamento, administração de serviços radiológicos e gestão de qualidade.
PROGRAMAÇÃO – I ENCONTRO DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE RADIOLOGIA
8h Abertura e Credenciamento
8h45 Palestra: “Cursos Superiores de Tecnologia: Desafios para a consolidação da formação e da profissão”
10h30 Debate
12h Mesa Redonda com representantes da Anvisa
13h Almoço
14h Apresentação: “Ações do CONTER junto aos órgãos federais e estaduais para melhorar a qualidade dos cursos de tecnologia”
14h20 Trabalho em grupo
16h Coffee Break
16h15 Apresentação dos trabalhos de grupo
17h Encerramento
Fonte: Conter