Campanha de Conscientização do CRTR9
O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia 9ª Região, por intermédio de seu Diretor Presidente TNR. Eduardo Vieira Lyra, vem, apresentar uma campanha de Conscientização sobre a irregularidade de pessoas não habilitadas exercerem a função de Técnico ou Tecnólogo em Radiologia. No intuito de melhor informar, explicar e comunicar toda a população, foram impressos folders informativos, que também encontram-se digitalmente disponíveis para Download.
Em parceria com a Escola de Cursos Técnicos, Colégio Vitória, o CRTR 9ª Região busca conscientizar pacientes da necessidade de solicitar ao profissional que irá lhe atender, a Credencial de registro junto ao Conselho da Classe, pois assim saberá que ele é capacitado e encontra-se regular para manusear aparelhos radiológicos. Busca conscientizar também as empresas para que não contratem pessoas desabilitadas ou que são especialistas em outras áreas de atuação e não especificamente a Radiológica, além das próprias pessoas que exercem ilegalmente a função de Técnico/Tecnólogo em Radiologia, sem se preocupar com a saúde dos pacientes e delas próprias.
Ocorre que as consequências, caso haja negligência no manuseio de aparelhos radiológicos, são inimagináveis, de acordo com entendimento do CONTER (Fonte: www.conter.gov.br/imprimir.php?pagina=noticias&id=595): “Os efeitos das radiações ionizantes são classificados em dois tipos: os estocásticos e os determinísticos. O primeiro ocorre em função de pequenas exposições por grandes intervalos de tempo, não possuindo um limiar de dose e se manifesta, principalmente, por alterações genéticas malignas, câncer. Já os efeitos determinísticos ocorrem em função de altas doses de radiação em curtos intervalos de tempo. Por exemplo, um indivíduo que seja exposto a uma alta dose no cristalino, terá catarata, um indivíduo exposto na região das gônadas poderá ficar estéril temporariamente ou permanentemente, em função da dose que recebeu.” São situações de extremo risco, e de grande preocupação.
Há atualmente no mercado de trabalho muitos profissionais com curso para este ramo, com registro no Conselho, com conhecimento e experiência, disponíveis, esperando apenas uma oportunidade, esperando sua colocação, uma admissão, mas há também pessoas que não se preocupam em evitar riscos, e portanto, não contratam Técnicos/Tecnólogos, mas sim quaisquer pessoas para lidar com a saúde, que é um bem irreparável.
São essas e outras observações que o Folder expõe, no intuito de que com a conscientização, com a informação, com a preocupação do Conselho de Radiologia, toda a sociedade se atente e colabore conosco nesta luta. Não basta apenas cobrar fiscalização, não basta exigir mudanças por parte das empresas contratantes, ou qualificação dos desqualificados, se todos, um a um, não colaborarem fazendo seu papel. Portanto, leia, imprima, distribua entre amigos informe-se, adquira o folder impresso, enfim, de alguma forma compartilhe esta ideia.
Atenciosamente,
TNR. EDUARDO VIEIRA LYRA
Diretor Presidente – CRTR 9ª Região – Goiás e Tocantins