Inédito
CONTER realiza curso de capacitação para presidentes das Coordenações Regionais de Fiscalização (COREFIs). Missão é definir papeis e profissionalizar as atividades
Neste ano, o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER), além de realizar o Curso de Fiscais e o Colégio de Presidentes, também decidiu oferecer treinamento para os presidentes de Coordenações Regionais de Fiscalização (COREFIs), o braço dos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (CRTRs) que lida diretamente com a execução dos roteiros e ações fiscalizatórias.
De acordo com a presidenta do CONTER Valdelice Teodoro, a ação tem como objetivo definir parâmetros para a instauração dos procedimentos administrativos. “É necessário saber quem é responsável pelo que dentro de um Regional. Muitas vezes, o fiscal sai às ruas e faz seu trabalho com excelência, mas, daí, o processo administrativo é mal instruído e a autuação acaba não gerando a punição que deveria. Isso não pode acontecer. É responsabilidade da COREFI instruir o procedimento, sem vícios, para a devida aplicação da norma”, destaca.
As COREFIs, submetidas à Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI), formam o Sistema Nacional de Fiscalização (SINAFI) e têm como principais responsabilidades evitar o exercício ilegal das técnicas radiológicas; elaborar e submeter aos conselheiros do Regional, para aprovação, os projetos e calendários de fiscalização; coordenar, orientar e supervisionar a fiscalização; assessorar o plenário em suas áreas de atuação; encaminhar relatório mensal das atividades do Regional à CONAFI; entre outras atividades.
O curso é dirigido pela Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI). “Nossa missão é dar todo o suporte técnico necessário para o fortalecimento e profissionalização da fiscalização. Por meio da educação, acredito que podemos combater os principais problemas sociais que afetam nossa classe”, supõe Antônio Ubirajara Velho Gomes Jardim, presidente da CONAFI.
Fonte: Site Conter