Polícia Penal e Conselho Regional de Técnicos em Radiologia assinam termo de cooperação para capacitação de servidores penitenciários
A Polícia Penal de Goiás assinou, na manhã desta terça-feira (20), termo de cooperação para capacitar o quadro funcional da instituição em treinamento teórico-prático para a utilização assertiva dos equipamentos de revista corporal (scanners corporais). A capacitação será ministrada por profissionais especializados em radiologia vinculados ao Conselho Regional da categoria (CRTR-9).
A celebração do termo de cooperação com Conselho Regional de Técnicos em Radiologia visa aprimorar a segurança das 85 unidades de Polícia Penal de Goiás que possuem scanners corporais. O treinamento vai garantir a detecção ainda mais eficaz de materiais ilícitos por meio do escaneamento corporal.
O termo também abordará os protocolos de segurança radiológica definido pelas normas técnicas vigentes, além de orientar sobre a correta interpretação das imagens obtidas por meio dos equipamentos de revista corporal.
“Temos duas preocupações centrais: uma com a utilização do equipamento de forma correta e outra com o bem-estar do servidor. Hoje, todas as nossas 85 unidades possuem scanners corporais. Por isso, é importante que o conhecimento chegue a todos os servidores, inclusive para desmitificar mitos”, explica o diretor-geral de Polícia Penal, Josimar Pires.
A Polícia Penal utiliza sistemas de inspeção corporal para a segurança de suas unidades. Contudo, a necessidade de garantir a operação adequada desses equipamentos – com foco na eficácia, na interpretação correta das imagens e no cumprimento dos protocolos de segurança radiológica – exige uma intervenção estruturada de capacitação técnica especializada.
“O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia possui a capacidade técnica, como autarquia federal, para suprir essa demanda de capacitação”, finaliza o gerente de Compras Governamentais da PPGO, Marcus Vinícius.
Fonte: Site Polícia Penal Estado de Goiás







