Na busca contínua por valorização profissional
Tecnólogo em Radiologia na Classificação Brasileira de Ocupação – CBO
O Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia – CONTER – na busca incessante pelo reconhecimento e valorização dos profissionais das técnicas radiológicas, vem a público declarar que, ciente da responsabilidade de representar toda a classe, muito lutou no sentido de conquistar a inclusão do profissional Tecnólogo em Radiologia na Classificação Brasileira de Ocupação – CBO.
A trajetória percorrida pelo CONTER, aliada aos órgãos públicos nas áreas de saúde, educação e trabalho, se solidifica a cada objetivo atingido. Junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em abril de 2007, obteve o reconhecimento do Tecnólogo em Radiologia, atribuindo-lhe as ações de vigilância sanitária com poder de fiscalizar e autuar os responsáveis por práticas que apresentem riscos à saúde individual e coletiva, dentre outras atribuições que podem ser consultadas no ícone ANVISA. Junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) obteve a inclusão na CBO, do Tecnólogo em Radiologia, e ao longo dessa jornada, através de encaminhamento de ofícios e inúmeras solicitações tem conquistado espaços e a valorização dos profissionais das técnicas radiológicas tanto em nível técnico quanto em nível superior.
Ressalta, ainda, que os primeiros cursos para Tecnólogo em Radiologia partiram de solicitações do CONTER, na década de 80/90, às Instituições de Ensino Superior – Ulbra/Canoas/RS, Estácio de Sá/RJ e Unimar/Marília/SP -, e que juntos, por acreditarem na evolução desse segmento profissional, fomentaram a ampliação de saberes, resultando em grandes conquistas.
Após a graduação da primeira turma de Tecnólogos surgem as primeiras dificuldades legais para o exercício da profissão, o que, imediatamente, é solucionado através de Resolução Conter nº 07 (maio/1998), revogada pela Resolução Conter de nº 11 (setembro/2006), amparando a atividade profissional e solidificando mais um passo.
Para a entidade de classe a conquista de inclusão na CBO/MTE é um marco de fundamental importância na trajetória em busca da regulamentação profissional e mais um desafio vencido.
O CONTER parabeniza todos os profissionais pela conquista da classificação no CBO, perante o Ministério do Trabalho e Emprego, chamando a atenção dos profissionais Tecnólogos em Radiologia para a importante vitória que vem ratificar o crescimento e a maturidade de tão honrosa profissão.
Todos os processos de regulamentação e reconhecimento profissional são morosos e desafiadores, contudo, a persistência e o trabalho contínuo de toda a classe nos remetem ao êxito, ora obtido.
Ressaltamos que essa conquista é fruto do comprometimento e união de todos os profissionais, instituições públicas, instituições de ensino e entidades representativas de classe envolvidas nessa vitoriosa empreitada.
A Presidente do CONTER, Valdelice Teodoro, afirma que essa conquista trará, dentre muitas outras vantagens, a criação de concursos públicos específicos para os graduados, bem como, um espaço cada vez mais valorizado para este segmento profissional.
Fonte: Conter