Orientação da Profissão
Saiba avaliar se o profissional é mesmo um(a) Técnico(a), Tecnólogo (a) ou Auxiliar das Técnicas Radiológicas
Verifique sempre se a pessoa que se identifica como Profissional Técnico de Radiologia a você é de fato um profissional devidamente habilitado. O Conselho Regional dos Técnicos em Radiologia é uma Autarquia Federal, a quem a Lei 7.394/85 Decreto nº 92.790/86 conferiu o poder de Fiscalizar o Exercício da Profissão.
Todo profissional tem que manter um cadastro anual para poder exercer a profissão. Entre em contato conosco para verficar se o profissional está em dias com seu cadastro ou faça uma consulta prévia pelo nosso site.
O profissional aqui cadastrado está habilitado para realizar os seguintes procedimentos:
- Densitometria Óssea
- Hemodinâmica
- Mamografia
- Medicina Nuclear
- Radiologia Alimentar
- Radiologia Convencional
- Radiologia Industrial
- Radiologia Odontológica
- Radiologia Veterinária
- Radioterapia
- Ressonância Magnética
- Tomografia Computadorizada.
Fique ligado!
Ainda são freqüentes os casos de pessoas exercendo ilegalmente a Profissão de Técnicos / Tecnólogos e Auxiliar em Radiologia. O pior de tudo é que, muitas vezes este falso título é reforçado pela sociedade. No cotidiano, os contraventores se identificam como Técnicos por apenas usarem um jaleco, e tantas vezes repetido o dito vira verdade.
O problema só vem à tona quando o cliente tem prejuízo no exame e com a dose de radiação tendo que repetir as incidências realizadas. Esses falsos profissionais estão atuando sem compromisso Ético, sem capacitação técnica e não trazem segurança no resultado do exame além de colocar em risco o paciente.
Não é apenas o paciente o único prejudicado com a ação do contraventor. Quem contrata falsos profissionais para trabalhar em sua clínica ou hospital também incorre em ilegalidade, estando sujeito as Penalidades da Justiça Criminal e Processo Ético no CRTR.
Quando um falso profissional erra, muita gente nem sabe que ele não é um técnico. Então fica o recado: Verifique se o profissional está portando sua Identidade Profissional, solicite sempre ao profissional que irá lhe atender que forneça os equipamentos de proteção individual.
Sempre que constatar alguma irregularidade entre em contato com o CRTR.
À Direção!