Eventos Oficiais

eventos oficiais

Em 2014, CONTER vai realizar congresso nacional e investir em treinamento para melhorar a prestação de serviços dos CRTRs. Presidentes de COREFIs e CRTRs, fiscais, advogados e contadores vão receber qualificação

Os problemas que envolvem os profissionais das técnicas radiológicas brasileiros são globais e têm vários aspectos em comum. De norte a sul, de leste a oeste, os trabalhadores reclamam, basicamente, de situações análogas, que envolvem o exercício ilegal da profissão, o descumprimento do piso salarial e o desrespeito à carga horária mínima de 24 horas por semana a que a categoria tem direito.

Assim como os problemas, as soluções também podem ser plenas e se extender a todos. Obviamente, cada região tem suas particularidades. Entretanto, não é errado afirmar que as principais ocorrências orbitam em torno de assuntos em comum, que podem ser equacionados não somente para uns, mas para toda a sociedade.

Preocupada com o panorama que se apresenta, neste ano, a diretoria executiva do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) decidiu realizar não somente os já tradicionais Curso de Fiscais e o Colégio de Presidentes, mas, também, eventos similares voltados para os presidentes das Coordenações Estaduais de Fiscalização (COREFIs), advogados e contadores que atuam no Sistema CONTER/CRTRs.

Segundo a presidenta do CONTER Valdelice Teodoro, o objetivo é promover a educação, o intercâmbio de experiências e formas de solução para os problemas sociais que afetam a categoria. “Vamos construir um ambiente suficiente para transferir nosso conhecimento, aprender com quem está na ponta da operação e encontrar modelos que realmente funcionam. Estamos empenhados no sentido de profissionalizar, cada vez mais, a prestação de serviços da nossa organização”, garante.

Neste sentido, no próximo dia 18, começa o III Curso de Fiscais do Sistema CONTER/CRTRs, uma atividade oferecida aos principais atores da autarquia para o aperfeiçoamento do trabalho de fiscalização do exercício profissional das técnicas radiológicas. O evento acontece em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e a programação vai durar dois dias, com aproximadamente 20 horas de debates, palestras e atividades integradas.

Assim que for concluído o curso para os fiscais, será a vez dos presidentes das Coordenações Regionais de Fiscalização (COREFIs) passarem pela mesma rotina de atividades. Pela primeira vez, estarão todos reunidos para discutir e resolver os problemas relacionados ao financiamento e execução da fiscalização em todo o território nacional.

Para o presidente da Coordenação Nacional de Fiscalização (CONAFI) Antônio Ubirajara Velho Gomes Jardim, a medida foi a melhor estratégia encontrada para equacionar os gargalos que ainda impedem a fiscalização de atingir todos os serviços de Radiologia do país. “Diariamente, estamos em contato com os presidentes, em todas as regiões. Entretanto, nunca havia se criado uma oportunidade de estarem todos juntos, debatendo ideias. Vamos uniformizar procedimentos e incentivar boas práticas, para que a fiscalização chegue bem, com qualidade, a toda parte do Brasil”, considera.

Fechando este primeiro ciclo de atividades, nos dias 21 e 22 de março, acontece o Colégio de Presidentes do Sistema CONTER/CRTRs. Os executivos que representam cada região do Brasil estarão reunidos no mesmo ambiente, para avaliar os desdobramentos do curso de fiscais e da reunião dos presidentes de COREFIs e com o objetivo de trazer à tona os seus problemas e soluções. Na oportunidade, o CONTER vai apresentar as metas e desafios atuais e cobrar a correta aplicação dos investimentos que são feitos pelo Brasil afora.

Nos dias 15 e 16 de agosto, acontece o Encontro dos Advogados do Sistema CONTER/CRTRs. “Em minha opinião, essa é uma das atividades mais importantes do ano e vai ter reflexo direto na vida de todos os profissionais. Vamos ter a oportunidade de fazer um levantamento geral dos nossos processos, discutir estratégicas e implantar ações conjuntas de efeito direto e imediato”, opina Valdelice Teodoro.

Na primeira semana de setembro é a vez dos contadores. Os profissionais de contabilidade do Sistema CONTER/CRTRs vão passar por treinamento intensivo, com o objetivo de disseminar as boas práticas no que diz respeito à transparência, prestação de contas e legalidade.

Para fechar o ano com chave de ouro, neste ano, o CONTER vai realizar o V Congresso Nacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas. O evento acontece entre o final de outubro e início de novembro, em local ainda a ser definido.

Fonte: Site do Conter