CRTR 9ª Região GO/TO e DEMA realizam ação conjunta

download

O CRTR 9 recebeu pedido de ajuda da Delegacia Estadual de Repreensão a Crimes Contra o Meio Ambiente – DEMA em diligência policial em Trindade – GO. A DEMA, através de seus Agentes Policiais, pediu que o Conselho fizesse vistoria em equipamento de raio-x supostamente abandonado em uma chácara. Alegaram dificuldades em receber apoio dos demais Órgãos competentes.

Ao realizar a visita, O Conselho esteve representado pelo Diretor Presidente Eduardo Vieira Lyra. A DEMA solicitou acompanhamento da SEMMA – Secretaria municipal de meio ambiente de Trindade – GO. Ao chegar no local, a equipe constatou que se tratava de aparelho de raio-x (veterinário) e que estava e relativamente em boas condições de uso.

Diante disto surgiram questionamentos: como um aparelho de raio-x foi parar em uma chácara em Trindade? Como fica o acompanhamento dos Órgãos competentes no rastreamento deste aparelhos e manuseio do equipamento?

As respostas foram surgindo com os relatos de moradores locais, tratava-se de um equipamento de uma clínica veterinária de Goiânia – GO. Os Agentes Policiais convidaram o CRTR 9 a visitar a referida clínica em apoio técnico. Feita a visita, o proprietário assumiu compromisso de recolher o aparelho e guardá-lo em local apropriado, até que obtenha autorização legal para uso.

A parceria entre DEMA, CRTR 9 e SEMMA de Trindade evitou, neste ato conjunto, o que poderia tornar-se algo problemático. O aparelho poderia ser utilizado inadvertidamente e sem qualquer proteção, assim expondo gravemente quem estivesse manipulando e contrariando a Portaria 453.